Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.

Bráquetes Metálicos

Os aparelhos ortodônticos metálicos são as ferramentas convencionais com as quais o ortodontista põe em prática o plano de tratamento elaborado especificamente para cada paciente. São constituídos de aço inoxidável de alta qualidade. Além dos bráquetes metálicos fazem parte da aparelhagem ortodôntica as bandas (anéis metálicos adaptados aos molares) e os arcos, que são trocados durante o tratamento. É muito importante lembrar que os aparelhos ortodônticos não trabalham sozinhos. A maior parcela do sucesso do tratamento ortodôntico depende de um diagnóstico bem feito, de um plano de tratamento adequado, da formação do especialista e de sua experiência clínica, além da colaboração do paciente.

Bráquetes Estéticos

A utilização dos bráquetes estéticos tem sua principal indicação no tratamento de pacientes adultos que refutam a colocação de aparelho ortodôntico pela aparência indesejável dos bráquetes metálicos. Os principais fatores desmotivadores do uso de aparelhos ortodônticos por parte dos adultos são o tempo prolongado de tratamento e aparência anti-estética dos bráquetes. Em função da crescente demanda desses pacientes nos consultórios de Ortodontia, a indústria odontológica têm buscado oferecer alternativas de tratamento estético, desenvolvendo tecnologias e técnicas de tratamento específicas, como o uso de bráquetes coloração transparente ou esbranquiçada.

Bráquetes Autoligáveis

São os bráquetes mais modernos e com a melhor tecnologia existente atualmente. Este sistema dispensa o uso de borrachinhas ou amarrilhos metálicos para prender o arco ao bráquete pois possui um clip desenvolvido especialmente para este fim. A grande vantagem deste sistema é a diminuição do atrito entre o fio ortodôntico e o bráquete, tornado possível a utilização de forças mais leves e a realização do movimento dentário mais rapidamente. Por estes movitos, em muitos casos, pode ser possível diminuir o tempo total do tratamento ortodôntico.

Ortodontia Lingual

No aparelho lingual, os bráquetes e fios estão fixados na face interna dos dentes, aquela voltada para a língua(daí o nome desta técnica). A ortodontia lingual teve início na década de 70 nos EUA, com o objetivo de atender às necessidades estéticas de artistas de Hollywood que hesitavam em usar aparelho ortodôntico convencional. O avanço no desenho dos bráquetes permitiu que estes se tornassem cada vez menores, arredondados e mais confortáveis. O desconforto inicial e o período de adaptação ao aparelho lingual varia de pessoa para pessoa, mas de uma maneira geral dura cerca de 7 a 10 dias.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar